Centro de recursos da NEC — Como escolher um fornecedor de nuvem ou SaaS?

Escolher um fornecedor de nuvem ou SaaS pode ser algo complicado para as SMB com pequenas organizações de TI e empresas maiores que procurem diminuir os custos de operação. Existem muitos benefícios de escolher a nuvem ou SaaS nas instalações, mas o caminho para esses benefícios nem sempre está livre de riscos

A dificuldade de pesquisa de fornecedores de nuvem ou SaaS é um problema comum no mundo atual da TI. Vemos que muitas organizações continuam empregando bens velhos, tendo utilizado software nas instalações por muitos anos. Irwin Lazar, da Nemertes Research, apontou, não obstante, que mais de 90% das empresas estão começando a empregar estas tecnologias em alguma escala.

O emprego de fornecedores de nuvem ou SaaS pode ser fácil se for tomado o enfoque certo. Em vez de simplesmente confiar nas certificações do fornecedor ou no que você leu ou escutou sobre ele, você deve validar cada afirmação que o fornecedor fez para se certificar de que ele não exagerou em suas capacidades.

A verificação é a chave para ter sucesso ao escolher um fornecedor de nuvem ou SaaS. Aqui estão nossos conselhos para ajudá-lo a fazer a avaliação exaustiva requerida para tomar a decisão certa.

Pesquisa da empresa

Não compararia um carro de um fabricante do qual não conhecesse nada. O mesmo acontece com uma solução de nuvem ou SaaS. Quando sua empresa pensar em adotar uma nova tecnologia de nuvem ou SaaS, é importante que pesquise sobre a empresa do fornecedor bem como sobre sua tecnologia.

Precisa se certificar de que sua liderança é forte, seu modelo empresarial sólido e que a empresa conte com estabilidade financeira para sobreviver às pressões da economia atual. Nesta fase é o momento para fazer a pergunta difícil e obter respostas reais e específicas. Pressione até que obtenha uma resposta real, uma que esteja apoiada com políticas e procedimentos. Perguntas como se isto pode me ajudar a determinar a viabilidade da empresa em geral:

• Conta com um índice de gastos que mostre que faz menos do que gasta? Se for assim, quão longa é a área em que pode sobreviver a este passo sem o investimento de novos parceiros?
  • Sua liderança é equilibrada e verdadeiramente qualificada? Conta com técnico à vanguarda e ele se rodeou de experiência de operação, financeira e de vendas para manter os produtos e serviços com sua qualidade?
  • Como mantém a contabilidade para seu pessoal administrativo no relacionado com o controle e gestão de informação de cliente dentro e fora de seu aplicativo? Que desafios de segurança podemos enfrentar se lhe dermos o controle direto de nossa informação sensível ou relevante de cumprimento?
  • Como aborda as regulações?
  • Podemos ajustar nossos serviços à medida que a empresa evolua?
  • De onde vem meu apoio (fornecedor, associado de apoio, etc.)?
  • Quanto vou pagar realmente?

Pesquisa da tecnologia

Da mesma maneira que com a situação do fabricante mencionada acima, provavelmente não compararia um carro que não tivesse testado ou se não tivesse olhado sob o capô. Com o fim de determinar se os produtos ou serviços que está pesquisando funcionam adequadamente, precisará sujar as mãos e testar cada produto ou serviço de nuvem ou SaaS por sua própria conta. O produto/serviço conta com erros ou problemas conhecidos? Ele e adequará ao ambiente como se espera? Trabalhará com todas suas plataformas e produtos de software impactados?

Esse é o momento para envolver os engenheiros para avaliar a tecnologia que há por trás do fornecedor e se certificar de que estejam prontos para seus propósitos. Novamente, as instâncias específicas e estudos de caso vão ajudá-lo a fornecer pontos de teste às afirmações do fornecedor. Perguntas como essas podem ajudá-lo a determinar a eficiência, segurança e utilidade da tecnologia:

• Que papel joga a entrada do cliente quando sua empresa planeja atualizações e melhorias?
  • Posso ver o diagrama de pesquisa e desenvolvimento de software e tecnologia? Que outras mudanças estão planejando para o desempenho e utilidade? Este investimento é realmente o teste do futuro?
  • Pode descrever seu centro de dados?
  • Como define o tempo de inatividade e de atividade?
  • Com que frequência testa seus procedimentos de recuperação de desastres?
  • Conta com um acordo de nível de serviço (SLA)?
  • Quão diferente é nossa infraestrutura atual da sua?
  • Posso mover aplicativos/serviços existentes desde minha nuvem privada para sua nuvem pública sem uma reconfiguração total?
  • Como dá suporte a meus requerimentos de mobilidade de força de trabalho?
  • Como são protegidos meus aplicativos e dados de outros usuários nos mesmos servidores da nuvem?

Pesquisa do serviço ao cliente

Vamos voltar mais uma vez à analogia do carro. Não compararia nenhum carro de nenhum fabricante se não obtivesse serviço e suporte para ajudá-lo a manter o carro durante o transcurso de sua vida.

Por isso, quando investigar os fornecedores, precisará lhes perguntar a queima-roupa se estão prontos para lidar com você como cliente. A única pergunta que precisa realizar durante esta fase é a seguinte: “Posso falar com alguns de seus clientes?" Os clientes atuais são a melhor fonte quando se trata de determinar se o produto ou serviço do fornecedor cumpre com suas expectativas.

Não se conforme com o pouco que lhe deem. Procure em feiras comerciais e eventos de fornecedores clientes que não sejam fãs apaixonados. Procurar problemas não específicos pode ajudar a economizar muito dores de cabeça no futuro. Seja um cético, mas com mente aberta. Conhecer os problemas que podem se apresentar o ajudará a se ficar pronto para eles no futuro.

A pesquisa de fornecedores de nuvem e SaaS pode tomar 200 horas de trabalho e pode precisar de algumas mudanças da política de sua parte. Para fazer isso bem, você precisa avaliar mais do que a tecnologia, precisa pesquisar tudo do fornecedor: empresa, tecnologia, segurança, serviço e funcionários. Ainda que pareça uma tarefa difícil, gastar mais tempo vai economizar muito dores de cabeça e frustrações no final.

SaaS e a nuvem em perspectiva: o UCaaS

Vamos dar uma olhada rápida na perspectiva única da nuvem e SaaS: o UCaaS.

Digamos que não está pronto para uma implementação completa da nuvem. Ainda tem suas reservas sobre a nuvem pública e conta com bens nas instalações que quer continuar utilizando. A pesquisa está iniciando para mostrar que a ""Nuvem híbrida de UC precisa de uma administração de plataforma unificada”. Esse é um dos muitos casos onde o UCaaS faz sentido.

O mercado para o UCaaS está crescendo com rapidez. Entre os profissionais que responderam a uma enquete no ano de 2014 da Spiceworks, 11% adotou o UCaaS. No entanto, o outro 12% apontou que está planejando adotá-lo no seguinte ano, mais do dobro da quantidade de gente que utiliza o UCaaS atualmente.

Alguns sugerem que a confiança do crescimento das soluções hospedadas em geral é o ímpeto para o incremento dramático projetado em adoção. A maioria desta confiança se deve à dedicação de melhorias de segurança dos fornecedores de serviços.

Estamos entusiasmados pelas oportunidades que o UCaaS representa para os mercados da nuvem e SaaS.

O medo da pesquisa dos fornecedores não deveria deter você de aprender mais. Revise os custos de redução de UC e as folhas técnicas do desempenho das empresas em incremento para ter uma visão mais profunda das vantagens do UCaaS, impulsores do mercado, preocupações e o que procurar em um fornecedor.