O que procurar quando é criado um RFP de comunicações unificadas?

Examinando os resultados do RFP de comunicações unificadas para a Enterprise Connect

A cada ano na Enterprise Connect, é realizada uma sessão de requerimento de propostas de prática (RFP). O RFP de prática é uma simulação dos requerimentos que as empresas e as agências governamentais lançam quando procuram uma nova solução em comunicações unificadas.

A sessão, dirigida pelo consultor independente David Stein, Diretor no Stein Consulting Group, avalia os produtos de telefonia desenvolvidos por fornecedores de comunicações. Precisa-se que cada um dos vendedores que participam responda a perguntas relacionadas com a arquitetura de soluções, características e custo total de propriedade. (TCO) em um período de 3 a 5 anos. A meta da sessão se triplica:

• Fornece às empresas uma opinião de terceira parte sem sesgo de soluções de UC no mercado
  • Para avaliar de forma minuciosa e falar das características de cada solução
  • Para monitorar e informar sobre as tendências de UC crescentes

Revisão do fornecedor

O requerimento de proposta e revisão: plataforma de comunicações empresariais — Premisa x Sessão de telefonia IP com base na nuvem é o último em evolução do requerimento de proposta de "prática" na Enterprise Connect. Esta sessão tem uma longa tradição e a forma ideal de fornecer aos clientes potenciais uma forma objetiva de aprender sobre os principais fornecedores da indústria.

O requerimento de proposta foi entregue antes da conferencia. Cada fornecedor participante devia responder a perguntas que tinham relação com a arquitetura, características de soluções e, como novidade neste ano, o custo total de propriedade (TCO, na sigla em inglês) por um período de 5 anos. Neste ano, sete fornecedores propuseram dez soluções. Os fornecedores com propostas contam com uma variedade de históricos que vai de mais de 100 anos de experiência em telefonia até novos participantes no mercado.

O requerimento de proposta inclui especificamente requerimentos estritos de alta disponibilidade, funcionalidade de voz, correio de voz, mensagens unificadas, comunicações unificadas (por exemplo, presença, IM, voz, web, videoconferência) e administração de sistema.

Estas respostas de fornecedor do ano foram apresentaram a Stein, que as avaliou com base em uma escala ponderada. A escala deste ano — a mesma que no ano passado- ofereceu 50% de pontuação de requerimentos funcionais/técnicos, 25% para requerimentos arquitetônicos e 25% final para o preço.

Este ano também foi o primeiro em que tanto as soluções nas instalações quanto na nuvem se combinaram para apresentar soluções de UC integrais. Também, foi incluído na sessão deste ano um painel de discussão que abrangeu temas como problemas de integração, de implementação e como os fornecedores decidem que solução — nuvem ou em instalações — propor.

Tendências evidentes da sessão

O requerimento de proposta se focou na mobilidade, virtualização, integração de conjuntos existentes e o melhoramento de interface de uso. As tendências contínuas do ano passado incluem:

• Foco no desenvolvimento de plataformas Android e iOS para oferta de mobilidade.
  • Foco importante na experiência e desenvolvimento do usuário da funcionalidade UC como se relaciona na situação atual.
  • A ênfase em virtualização com a maioria dos componentes disponíveis em configurações virtuais.

As tendências novas ou mutáveis que se tornaram evidentes de 2013 a 2014 incluem:

• A fortaleza do fornecedor se desenvolve com características particulares; isto é, nem todos os fornecedores oferecem todas as características que se quer.
  • A brecha nas capacidades de UC entre os entrevistados ainda é importante.
  • As diferenças importantes ainda existem nas soluções do fornecedor.
  • A “média de preços” diminuiu de 2013 a 2014.
  • As diferenças de funcionalidade de nuvem x instalações são mais importantes do que se pensou previamente.
  • As diferenças de TCO de nuvem x instalações continuam sendo importantes.

Tendências chave para Sistemas de Comunicações Modernas

A sessão deste ano orientada a instalações x nuvem foi uma adição bem-vinda para a conferência.Pela primeira vez, os presentes na conferência tiveram acesso a uma representação completa do mercado de comunicação unificada.

Existem três tendências que percebidas nas observações de David Stein, que os experts em comunicações aceitam que são fundamentais para os sistemas modernos de comunicações unificadas. Cada sistema deve ser/incluir:

• As soluções de comunicações com base em software têm redefinido a forma em que as empresas se comunicam. As soluções mais modernas, ágeis e escaláveis fornecem um IP-PBX totalmente funcional junto com um conjunto completo de características de voz e aplicativos de UC que podem ser personalizados conforme as necessidades individuais. Os sistemas com base em software também oferecem licenciamento simplificado e características de gestão que deixam mais fácil às empresas gerenciarem as necessidades de comunicações do dia a dia.
  • Virtualização- Os sistemas de comunicações que podem ser implementados nas plataformas arquitetônicas distribuídas oferecem o último em flexibilidade e melhoram a continuidade de negócios, bem como economizam custos. As infraestruturas visualizadas oferecem benefícios como consolidação de serviço, segurança incrementada, flexibilidade operacional e capacidade de aplicativo maior durante tempo de inatividade.
  • Mobilidade- Soluções de comunicações modernas oferecem soluções de mobilidade de usuário melhoradas que permitem que o trabalhador fique em contato e produtivo a partir de qualquer localização. Estas soluções de mobilidade incorporam geralmente telefones IP com base em software, aplicativos móveis, fusão de ligações, transferência de ligação e opções de convergência móvel fixa. Estas ferramentas permitem que as empresas diminuam o tempo que toma mover os projetos para a frente e finalmente melhorem o serviço fornecido ao cliente.

A NEC o fez muito bem, ganhou a pontuação total mais alta de todos os fornecedores em comparação com o requerimento de proposta de UC do usuário em 2.000. A solução UNIVERGE da NEC ganhou a maior pontuação tanto por suas fortalezas tecnológicas quanto porque fornece aos clientes uma vantagem econômica em termos de TCO.

A resposta da NEC ao requerimento de proposta é listada em "instalações". No entanto, é interessante notar que sua solução com base em software reside no servidor virtualizado e pode existir facilmente como parte da nuvem privada de uma organização.Por outra parte, esta configuração pode ser hospedada remotamente em um centro de dados comercial.

Custo total de propriedade de 5 anos

Frequentemente, depois de que as organizações tomem a decisão de substituir seu sistema existente de telefonia, muito tempo, energia e esforço vai para avaliar e comparar a aquisição inicial e os custos de instalação dos fornecedores que fazem a sua lista curta. Este enfoque em custos iniciais às vezes significa que a operação em andamento e os custos de manutenção se passam por alto.Neste ano, Stein adicionou uma avaliação extensa para o estudo que ajuda a determinar o custo "verdadeiro" da solução de comunicações unificadas.

A adição do custo total de 5 anos da seção de propriedade do requerimento de proposta dá às empresas a oportunidade de procurar além do custo inicial de implementação, os custos de operação da solução por cinco anos. Esta avaliação ajuda ao plano empresarial com um orçamento minucioso que toma os custos operacionais no longo prazo e a manutenção em consideração.

O mais importante

Existe uma quantidade de fatores de considerar no requerimento de proposta de comunicações unificadas. A alta disponibilidade, o correio de voz, mensagens unificadas e comunicações unificadas são só algumas das características da tecnologia de comunicações modernas. Se sua organização inicia o processo de pesquisa de uma nova solução de UC para substituir seu IP/PBX existente e então dar uma olhada aos resultados do requerimento de proposta de UC, esse vai ser um grande lugar para iniciar.

Para uma visualização minuciosa da avaliação de ponderação, fatores e TCO incluída no requerimento de proposta de UC de Enterprise Connect, faça o download da documentação técnica de David Stein.