3 respostas a perguntas sobre a modernização da TI no governo

Em fevereiro de 2010, o Departamento de Defesa criou a Iniciativa de Consolidação do Centro de Dados Federais (FDCCI) para reverter o crescimento histórico do centro de dados federais... A FDCCI visou frear esse incremento insustentável ao reduzir o custo do hardware, do software e das operações do centro de dados; mudar os investimentos em TI para plataformas de informática mais eficientes; promover o uso de TI verde com a redução de energia geral e o espaço ocupado pela propriedade imobiliária dos centros de dados do governo, e incrementar a postura de segurança do governo.

Desde então, o governo tem lançado um esforço de modernização de TI nos departamentos, o que inclui a aquisição e a implementação de tecnologias mais seguras, colaborativas e móveis — junto com seu conjunto de habilidades associadas e capacidades — para substituir os ambientes tradicionais.

Ao deixar de utilizar e consolidar tecnologias com menos desempenho no inventário federal, os contribuintes podem economizar bilhões de dólares devido ao gasto limitado por menos infraestrutura utilizada. As empresas mais inteligentes vão fazer parte do ajuste, com desenho de arquitetura dando lugar à modernização, aproveitando os parceiros essenciais e a arquitetura de tecnologia moderna para criar um ambiente de TI mais ágil e seguro.

Que oportunidades a modernização oferece?

A conexão de rede, as comunicações e os aplicativos tradicionais se tornaram um problema importante da TI e dos negócios na maioria dos departamentos da indústria de TI. Não só precisam de manutenção permanente de alguém com um conjunto de habilidades que cada vez menos pessoas possuem, mas que também acarretam um alto custo de propriedade e são difíceis de modificar quando se devem cumprir as demandas empresariais crescentes. Pior ainda, com pouca vantagem para este tipo de tecnologia, às vezes ficam forçados a permanecer como instâncias separadas, dando benefícios separados às infraestruturas convergentes.

A modernização da TI apresenta uma oportunidade para a evolução do aplicativo e o software de infraestrutura existente das organizações governamentais (e outras também). O objetivo é unificar a TI com as estratégias empresariais que olham em direção ao futuro.

Quais são os benefícios imediatos da modernização?

À medida que o governo modernizar de forma ativa sua infraestrutura de TI, vai começar a se encontrar com o fato de que se pode reagir mais rapidamente aos ambientes em constante mudança (empresariais, econômicos, políticos, etc.) Existem diversos resultados que o setor público pode esperar do processo de modernização, como por exemplo:

1. Inteligência - com infraestruturas convergentes, incluindo SDN, virtualização e aplicativos distribuídos, tudo isto dá como resultado centros de dados completamente definidos por software com virtualização de aplicativos de mesa a rede.

2. Agilidade - através de padrões melhorados de programação de infraestrutura, interoperabilidade de estrutura de dados e fornecimento de infraestrutura rápida, o que dá como resultado uma organização de TI mais ágil

3. Concordância - ao permitir práticas de TI que são coerentes com os objetivos empresariais.

4. Capacidade de resposta - à medida que os negócios mudam e criam o fluxo do tamanho, localização e desempenho da organização, a TI tem continuamente o desafio de se adaptar à velocidade de seu negócio — uma infraestrutura moderna mantém bem localizada a TI para ter concordância com essas mudanças.

5. Flexibilidade e resistência - com sistemas que se adaptam automaticamente e com recuperação de falhas mais rápida.

6. Eficiência energética - com tecnologia e sistemas projetados para reduzir o consumo de energia.

Para obter o máximo benefício estratégico de modernização, é importante para basear seu sistema melhorado em uma arquitetura que é criada em padrões abertos e é implementada em sistemas abertos. Igual de importante é procurar o pensamento arquitetônico holístico entre seus fornecedores, pensamento que pode ajudá-lo a considerar como uma infraestrutura convergente e pode beneficiar seu negócio.

Quais são os benefícios de modernização no longo prazo?

O sucesso ou falha de uma iniciativa de consolidação ou modernização que consegue um ROI no longo prazo depende dos objetivos de cada organização. Para muitos negócios do setor público, os objetivos no longo prazo incluem o seguinte: segurança melhorada, consolidação da infraestrutura e mobilidade melhorada

Segurança melhorada

Agilizar os processos de TI cria uma infraestrutura de TI ágil com mais capacidade de aproveitar os veículos organizacionais existentes para uma execução rápida de tarefas ou ordens. No entanto, nada disso importa sem uma plataforma de segurança forte que possa suportar as pressões de uma melhor resposta contra as ameaças atuais à cibersegurança.

Uma plataforma modernizada de TI precisa se consolidar e ser capaz de detectar, responder e informar sobre incidentes de segurança, bem como desenvolver consciência de situação, utilizando autenticação, reciprocidade de reforço e aproveitamento de avaliações automatizadas.

Consolidação de infraestrutura

A força de trabalho de hoje precisa de aplicativos que sempre sejam acessíveis e que trabalhem uniformemente comqualquer dispositivo.As organizações do setor público que consolidam as redes de sua empresa — no decorrer do tempo padronizando as plataformas de TI, consolidando dados e centros de operação de rede e otimizando arquiteturas — criam uma infraestrutura que é mais fácil de administrar e mais segura a fim de ajudar a dar suporte ativo à participação do usuário.

Melhoramento de mobilidade

Como acontece com a maioria das indústrias, existe um impulso importante tanto para o governo central quanto local, bem como para agências associadas sem fins lucrativos que vai em direção a modos de trabalho mais flexíveis. Fornecer um acesso local à informação é um tema muito importante para o setor público, já que é seu desejo fornecer melhores padrões de serviço para funcionários e clientes. A comunicação transparente tem o potencial de acelerar a produtividade e de ajudar a cumprir os requerimentos da missão — desde que possa conseguir isso em momentos de austeridade escalável para medidas de segurança em constante mudança

A modernização e a consolidação de infraestruturas de TI ajudam a enfrentar desafios de recursos únicos que envolvem a mobilidade empresarial do setor público. A consolidação também permite que as agências governamentais implementem soluções de administração empresarial móvel escalável que se estendam aos usuários, dispositivos, aplicativos, conteúdo, dados, correio eletrônico e redes.

Comunicações unificadas com certificação JITC

As agências de defesa se encontram cada vez mais pressionadas para unir suas tecnologias web separadas.Esta é a razão pela qual o DoD criou a certificação de Comando de teste de interoperabilidade conjunta (JITC, na sigla em inglês), para que todos os investimentos em TI — incluindo as Soluções colaborativas de comunicações — possam ficar protegidos.

A solução UNIVERGE®3C da NEC foi examinada de forma exaustiva por parte da JITC com os padrões governamentais mais altos e foi adicionada à Lista de produtos aprovados (APL, na sigla em inglês) de controlador de sessão da Agência de sistemas de informação de defesa de Capacidades unificadas.

A APL é uma lista única e consolidada de produtos que foram certificados e aprovados para o uso nas redes do Departamento de defesa para fornecer capacidades unificadas de ponto a ponto. O UNIVERGE 3C tem a certificação de Controlador de sessão local, ao que se faz referência pela NEC como Controlador de sessão de capacidades unificadas (UC SC).

O processo de avaliação de JITC conta com o respeito de organizações comerciais, já que esse teste cumpre e com frequência ultrapassa os níveis de segurança empresarial. Com os Oficiais de segurança confiando na solução, o processo de implementação pode ser mais rápido.

A certificação JITC precisa do cumprimento de centenas de medidas de segurança, bem como da capacidade de suportar ataques extremos contra o software. Contar com a certificação JITC significa que cumprimos completamente com os requerimentos do Departamento de Defesa dos EUA e com frequência ultrapassamos as melhores práticas de segurança de clientes comerciais no nível mundial.