As equipes podem colaborar de forma efetiva enquanto se trabalha remotamente?

Calcula-se que os teletrabalhadores vão ser um total de 3.9 milhões de pessoas para o ano de 2016. A pergunta é: as equipes que trabalham em casa podem colaborar de forma efetiva com a ajuda da tecnologia?

O teletrabalho muda com um memorando, que diga, "para se tornar o melhor lugar de trabalho, a comunicação e a colaboração vão ser importantes, por isso precisamos trabalhar ombro com ombro”."

A indicação presente parece ser que colaborar e se comunicar de diversos lugares e tecnologias não trabalha tão bem como estando em pessoa — uma declaração aventurada que muitos críticos dizem que não tem fundamento e é errada. Com a maioria das empresas utilizando alguma forma de tecnologia da comunicação, demostraram tornar as equipes mais eficientes a decisão de redirecionar duas décadas do Yahoo com modernização de RH e melhoramento parece um passo gigantesco para trás

A polêmica sobre o teletrabalhador parece ser uma pequena parte de um tema maior — se a tecnologia reúne as pessoas ou não, como se define melhor o novo lugar de trabalho e as funções individuais de teletrabalhadores.

“Ninguém estará em desacordo nos EUA a respeito de que a força de trabalho é cada vez mais móvel", comentou a Telework Research Network sobre a importância de interações casuais frequentes entre colegas de trabalho.

As ferramentas como as mensagens instantâneas e a colaboração de vídeo podem ajudar a criar oportunidades para essas interações para trabalhadores remotos — desde que as UC e soluções em comunicações se encontrem distribuídas uniformemente e se usem amplamente nessa organização.

Dr. Cerf, um dos cientistas da Gallup, é visto como um dos pais da Internet devido a seu trabalho seminal nos protocolos TCP/IP que formam a arquitetura subjacente e as ferramentas de conexão de rede que ele ajudou a realizar — agora permitem a muita gente fazer o trabalho em quase qualquer lugar.

O Google se enfrentou a seus próprios desafios com funcionários trabalhando juntos de forma remota. “Tivemos gente participando em equipes [e] e eles quase nunca se viram cara a cara. Com frequência se encontravam em diferentes zonas horárias, o que significava que tinham que trabalhar mais arduamente para ficar em sincronia.", comentou o Dr. Cerf. “Por isso, começamos a reunir grupos, se não podiam ser da mesma zona horária, pelo menos que tivessem um ou dois fusos horários de distância para que a interação fosse mais conveniente."

Muitas organizações que contam com grandes populações de trabalho à distância se enfrentam a diversos desafios semelhantes. Conforme mais lugares de trabalho se espalham mais e se tornam dependentes de forças remotas, mais empresas vão experimentar a tensão de ajudar os funcionários a trabalharem juntos de forma efetiva enquanto lhes permitem fazer o trabalho em lugares remotos.

A modéstia é essencial para ter maiores faixas de sucesso com o teletrabalho

Uma das principais perguntas sobre o teletrabalho que a maioria das pessoas tem é: "Como o teletrabalho afeta o compromisso do funcionário?" Por uma parte, trabalhar de forma remota oferece aos funcionários uma medida de autonomia, ajudando-os a se sentir melhor equipados para fazer o trabalho. Por outra parte, os funcionários contam com relações positivas e confiáveis com seus administradores e colegas de trabalho para permanecer comprometidos, e essas relações se tornam mais difíceis de manter com menos interação cara a cara.

O teletrabalho Gallup se apresenta depois de uma semana de 40 horas no escritório. Esta gente revisa o correio eletrônico, retorna ligações e escreve relatórios em casa, nas tardes e fins de semana.

A flexibilidade é um benefício de trabalho remoto que gera uma resposta positiva enquanto permanece como um benefício, mas indo além se torna menos útil. Em termos dos limites para a utilidade de teletrabalho, parece ser que os estudantes e as estatísticas sugerem que a estratégia envolvida na administração dentro do escritório e no trabalho remoto é tão importante, ou mais do que as ferramentas utilizadas enquanto se faz trabalho remoto.

As soluções se encontram em equilíbrio

O equilíbrio está entre a utilização de vantagens de ferramentas de colaboração on-line e a necessidade das interações pessoais e informais que impulsionam a motivação e a coesão no lugar de trabalho. Esse equilíbrio depende da natureza do trabalho que é realizado e das situações específicas.

Capacidades de presença, que apresentam uma interface de usuário unificada consistente e experiência de usuário em múltiplos dispositivos e tipos de meios. As UC também suportam cada organização quando gerenciam diversos tipos de comunicações em múltiplos dispositivos e aplicativos e em diferentes geografias, com regras e políticas personalizadas, enquanto se integra com aplicativos da parte administrativa, processos de sistemas e empresas.

A UCyC pode ajudá-lo a redefinir os meios de "trabalho remoto" para seus negócios ao ajudar a eliminar muitos dos problemas sociais associados tipicamente com o trabalho no longo prazo fora do escritório. Como? A UCyC permite que as pessoas se conectem, se comuniquem e colaborem de forma ininterrupta para melhorar a agilidade e os resultados de negócios. Estes resultados incluem melhores usuários e produtividade de grupo, colaboração dinâmica e processos empresariais simplificados — todas as metas que precisam ser atingidas para manter os trabalhadores remotos conectados um com o outro no escritório em casa.