CONEXIÓN EMPRESARIAL 2016

David Stein, da empresa de consultoria independente Stein Technology Consulting Group (STCG) apresentou na sessão de 2016 de Conexão empresarial o título "Telefonia IP e Sistema de comunicações unificadas (Soluções de Nuvem e híbridas)" na última edição, a nº. 26, da conferência. Os objetivos da sessão foram melhorar o entendimento das ofertas do sistema de telefonia IP/UC de nuvem e híbrido através de uma avaliação e análise das respostas RFP, a discussão das vantagens e diferenciadores das ofertas do fornecedor, incluindo os sistemas de telefonia IP, Comunicações unificadas, Convergência móvel fixa e gestão de sistemas, que fornecem um guia para o custo total de propriedade (TCO, na sigla em inglês), bem como os custos recorrentes dos serviços de voz/UC, interconexão e manutenção.

Cinco fornecedores propuseram sete soluções baseadas nas ofertas com base na nuvem/híbridas. Os fornecedores com propostas contam com diversos históricos que vão de mais 100 anos de experiência em telefonia, até novos participantes no mercado empresarial de telefonia IP com nuvem. Os integradores além dos fabricantes puderam propor soluções que considerassem que satisfaziam melhor os requerimentos declarados em um requerimento de proposta de 60 folhas. Isso permite um conjunto diverso de respostas que incluem as soluções de fabricantes.

Os fornecedores que responderam ao requerimento de proposta incluíram a NEC, Sprint (Microsoft Skype empresarial, Cisco HCS e Dialpad), Masergy (Broadsoft), Vonage (Broadsoft) e 8x8. O requerimento de proposta foi projetado com base em uma organização fictícia, a "Enterprise Connect", que incluiu uma operação de sede, dois escritórios remotos grandes de diferentes tamanhos, bem como diversos escritórios pequenos. Os escritórios pequenos foram incluídos para solicitar propostas para fornecer serviços de OTT. Muito do conteúdo do requerimento de proposta