Nuvem pública x Privada

A informática com base na nuvem rapidamente está se tornando a comida rápida da indústria de TI. Em virtude disso, é rápido, barato e fácil de implementar, mas à medida que as organizações contemplam uma mudança deste método de oferecer serviço que causa tanto alvoroço, existe uma quantidade de perguntas que deveriam ser colocadas para evitar ficar com um mau sabor na boca.

Esclarecendo a nuvem

O problema ao qual se enfrentam muitos tomadores de decisões não é fazer a mudança, mas como fazer. Este trabalho não é algo fácil com um mercado alagado com ofertas. Em termos simples, uma nuvem pública se caracteriza por ter disponibilidade para os clientes de um fornecedor de serviço de terceiras partes via internet. O Gmail e o Hotmail se caracterizam pela nuvem pública. Por outra parte, um serviço privado com base na nuvem, informação e processos se administra dentro da organização, são hospedados em um centro de dados e não são accessível via internet.

Ao comparar a informática com base em nuvem pública e privada, a segurança é o elefante no quarto e é algo que nenhuma organização deveria deixar passar.